BIOGRAFIA

LUÍSA MITRE 
pianista, compositora, professora de música

Luísa Mitre é pianista natural de Belo Horizonte (MG). 

Seu piano é marcado por uma sonoridade acurada, que equilibra o refinamento técnico da música de concerto e o balanço da música popular brasileira.

Sua formação musical inclui os cursos de Piano, Música Popular e Mestrado em Performance Musical pela UFMG, percurso este no qual vem desenvolvendo constante pesquisa sobre a linguagem da música popular brasileira em seu instrumento.

Musicista premiada (“18o Prêmio BDMG Instrumental” - 2018, “Prêmio MIMO Instrumental – 2018, “Prêmio Revelação no FIPS - Festival Internacional de Piano Solo” - 2018, “I Concurso Jovens Solistas da OSMG”- 2010, “Jovem Instrumentista BDMG” - 2013, dentre outros), atua principalmente na cena musical do choro e música brasileira de Belo Horizonte, participando de shows e gravações de variados artistas, dentre cantores e instrumentistas.

 “Oferenda”, o primeiro álbum autoral da artista, foi lançado em agosto de 2018 pelo selo “Savassi Festival Records”. O disco recebeu o “Prêmio Marco Antônio Araújo” 2019 (melhor disco instrumental autoral de Minas Gerais lançado em 2018), entrou para o catálogo do Guia Especial da Folha de São Paulo como uma das indicações do violonista Yamandu Costa, além de estar na lista dos “Melhores da Música Brasileira 2018” (Ed Félix – site Embrulhador) na categoria “Melhores Instrumentistas”.

É também integrante do grupo Toca de Tatu, com o qual possui dois discos lançados (“Meu amigo Radamés” – 2013 e “Afinidade” - 2017) e realizou duas turnês na Europa, com shows e oficinas sobre choro e música brasileira na Holanda, França e Inglaterra. Junto ao grupo, ganhou os prêmios do “II Concurso Instrumental Estúdio 66” (2013) e “I Festival de Choro Jorge Assad” (2014), e se apresentou ao lado de artistas como Célio Balona, Juarez Moreira, Cristóvão Bastos, Zé Nogueira, Toninho Carrasqueira e Eduardo Neves.

Atua também como educadora, oferecendo aulas particulares de piano e teoria musical e ministrando oficinas sobre o piano brasileiro.

© 2019 por Luísa Mitre.